Para definir as regras de limite de crédito do cliente é necessário analisar os campos:
- Risco
- Limite de Crédito
- Limite de Crédito Secundário
- Vencimento do Limite de Crédito
- Classe de Crédito
- Moeda do Limite de Crédito
- Parâmetros do Sistema
Risco
Grau de risco na aprovação do crédito do cliente nos pedidos de vendas, onde pode assumir conteúdos distintos:
•Risco A - significa que não existe risco para venda, ou seja, o pedido de vendas não é bloqueado, exceto se a data do vencimento do limite de crédito estiver ultrapassada.
•Risco B - esta situação depende do conteúdo do parâmetro MV_RISCOB que indica o número de dias de atraso tolerável no pagamento de títulos de clientes, além disso, é considerado também o valor do limite de crédito e o data de vencimento do limite de crédito do cliente.
•Risco C - esta situação depende do conteúdo do parâmetro MV_RISCOC que indica o número de dias de atraso tolerável no pagamento de títulos de clientes, além disso, éconsiderado também o valor do limite de crédito e o data de vencimento do limite de crédito do cliente.
•Risco D - esta situação depende do conteúdo do parâmetro MV_RISCOD que indica o número de dias de atraso tolerável no pagamento de títulos de clientes, além disso, é considerado também o valor do limite de crédito e o data de vencimento do limite de crédito do cliente.
•Risco E - significa que existe um grande risco na venda, ou seja, o pedido de vendas sempre é bloqueado.
•Risco Z - Integração SERASA, liberação de crédito por meio da integração de software de terceiros.
Tolerância atraso
É possível tratar tolerância de dias de atrasos nos pagamentos de títulos do cliente. Para isto, o sistema disponibiliza os parâmetros: MV_RISCOB, MV_RISCOC e MV_RISCOD, que devem ser informados com o número de dias de tolerância de atrasos.
Limite de Crédito
No campo Limite de Crédito é definido o valor total do limite de crédito do cliente, valor relacionado ao campo Moeda 1 (moeda nacional).
Limite de Crédito Secundário
Este conceito se aplica quando se deseja controlar o limite de crédito diferenciado para alguns títulos, como por exemplo, para notas fiscais e cheques.
Vencimento do Limite
No campo Vencimento do Limite é definida a data do vencimento do limite de crédito do cliente e está diretamente relacionado aos campos Limite de Crédito e Limite de Crédito Secundário.
Classe de Crédito
A avaliação pela classe de crédito permite definir um limite de valor para faturamento por pedido de vendas do cliente. Esta análise compara o valor do pedido com a Classe definida para o cliente e o conteúdo do parâmetro respectivo à classe (MV_PEDIDOn).
O sistema efetua a análise de crédito do pedido considerando também as regras definidas para grau de risco e limite/vencimento de crédito.
A classe de crédito depende do conteúdo dos parâmetros:
•Classe A - MV_PEDIDOA
•Classe B - MV_PEDIDOB
•Classe C - MV_PEDIDOC
Atenção:
Na avaliação da Classe de Crédito, serão bloqueados todos os pedidos de vendas com valor superior ao limite máximo definido de acordo com a Classe (A, B ou C), mesmo que não tenha excedido o limite de crédito ou vencimento.
Essa rotina foi criada para atender a representantes venda balcão. Se os parâmetros forem atendidos o pedido vai ser liberado de crédito imediatamente. Segue abaixo os requisitos para que isso aconteça
Parâmetros usados:
ZZ_AVALCR (Determina se a rotina vai ser habilitada: opções, A=ambos, P=Perminte, N=Não Permite
ZZ_VE1MAXP (Lista de Representantes que terão pedidos liberados)
ZZ_VALMAXP (Limite para liberação de crédito do pedido: Caso o valor esteja abaixo deste parâmetro e o representante atenda aos dois parâmetros acima o pedido será liberado.
Quando a condição de pagamento está com o campo E4_XBLQPED = 1, o pedido ficará bloqueado no financeiro para liberação.
Independente das configurações de limite de crédito do cliente.